Diário da Serra
Diário da Serra

Curtas

Redação DS 10/07/2018 Curtas

Girassol 

A colheita de girassol começou em Campo Novo do Parecis, principal Município produtor do grão no Brasil. Os agricultores estão otimistas com a safra e com a remuneração, e afirmam que, por lá, a cultura está compensando mais do que o milho segunda safra. O preço médio da saca de girassol na região tem girado entre R$ 65 e R$ 70. Os grãos produzidos em Campo Novo vão para empresas de alimentos para pássaros e para uma indústria de óleo e farelo. E a procura pela semente tem valorizado a cultura na região. De acordo com a presidente do sindicato rural do município, Giovana Veke, quando a produção do grão ocorre sem problemas, ela é muito mais compensadora que a do milho segunda safra.

Produção

Segundo a Conab, a produção total de girassol em Mato Grosso deve saltar 73% nesta safra. A expansão das lavouras no Estado contribuiu para a elevação da produção total: de uma temporada para outra, a área evoluiu de 31,8 mil para 60,5 mil hectares.

Ameaças

Os primeiros sinais de queda nas coberturas vacinais em todo o país começaram a aparecer ainda em 2016. De lá para cá, doenças já erradicadas voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. 

Vacinação

Dados do Ministério da Saúde mostram que a aplicação de todas as vacinas do calendário adulto está abaixo da meta no Brasil. Entre as crianças apenas a BCG, que protege contra a tuberculose e é aplicada ainda na maternidade, atingia a meta de 90% de imunização. 

Diário da Serra

Notícias da editoria