Diário da Serra
Diário da Serra

Sema apreende 32 aves em cativeiro

Rodrigo Soares / Redação DS 22/06/2018 Geral

Foram apreendidas aves exóticas, nativas e silvestres. Crime contra o Meio Ambiente tem sido frequente em Tangará

Geral

A unidade regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) de Tangará da Serra apreendeu na tarde desta quinta-feira, dia 21 de junho, 32 aves em situação de maus-tratos. 
A apreensão aconteceu após a Polícia Ambiental de Barra do Bugres receber  uma denúncia, onde relatava que os pássaros estavam mantidos em cativeiro em um local totalmente insalubre. 
De acordo com o assistente técnico da Sema, Pablo Villas Boa, as aves estavam com pouca alimentação. “O local onde as aves estavam era sem ventilação e com calor intenso. Foram apreendidas aves exóticas, nativas e silvestres”, relatou o assistente, destacando que as pessoas que gostam de criar pássaros devem ficar atentas com a legislação ambiental para não cometer nenhum crime. “As aves exóticas não demandam de autorização e licença do órgão ambiental. Essas espécies são as que os petshops comercializam. Animais silvestres são proibidos de manter em cativeiro sem autorização do órgão competente, então quem quiser criar aves dessa espécie deve fazer o cadastro”, alertou o assistente técnico. 
Entre as espécies das 32 aves apreendidas estão canário belga, curió e canário da serra. O boletim de ocorrência foi confeccionado na delegacia de polícia, e o responsável deverá responder por crime ambiental. Já as aves deverão ser soltas após as devidas análises.
Vale lembrar que essa foi a segunda apreensão de aves realizada em Tangará da Serra somente nessa semana. Durante o cumprimento de um mandado de prisão em aberto na última terça-feira, 19 de junho, policiais civis encontraram várias gaiolas com inúmeros pássaros em uma residência, o que caracteriza Crime Ambiental. Conforme o Diário da Serra já divulgou em edições anteriores, na oportunidade foram apreendidas 15 gaiolas e nelas haviam até  dois pássaros.



Diário da Serra

Notícias da editoria