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Lição dos caminhoneiros atesta importância da multimodalidade

Sergio Roberto / Assessoria 12/06/2018 Geral

Masson quer pressa na pavimentação da MT-339 e defende sistemas multimodais de transporte

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Os efeitos prolongados da greve dos caminhoneiros ainda se mantém no cotidiano dos brasileiros. A mobilização expôs a fragilidade do país, mostrando que o Brasil é totalmente dependente do transporte rodoviário e, por isso, pode ser facilmente paralisado em quase todos os seus setores.
A greve refletiu principalmente na falta de combustíveis e gás de cozinha, de alimentos e remédios, de insumos para hospitais e de matéria prima para a indústria. Também resulta, ainda, no atraso nos trabalhos dos Correios e num sem-número de situações desfavoráveis.
Mas, se por um lado a greve penalizou a população ao afrontar um governo fraco e de popularidade ruim, por outro serviu de lição aos futuros gestores “Ficou o ensinamento de que é preciso investir pesado em sistemas multimodais de transporte. O desabastecimento e a paralisação da economia mostram o mal que a dependência de um único modal pode causar a um país”, disse o deputado estadual Saturnino Masson (PSDB).
Saturnino, que é empresário do setor alimentício, sentiu na pele os efeitos da paralisação. “Não tinha como buscar o produto para processar, nem como levar até o consumidor”, testemunhou.
O parlamentar chama atenção para a necessidade de apressar alguns projetos já em andamento no estado, como a pavimentação das MT-339 e a implantação do Porto de Cáceres. “A 339 e o porto formarão um sistema modal duplo que favorecerá o escoamento da produção regional e, também, a chegada de muitos produtos, além de atrair investimentos privados”, disse, adiantando que já prepara uma indicação ao governo. “Depois da lição dos caminhoneiros, não podemos mais admitir morosidade nestes projetos”, completou.
Outra obra cobrada por Saturnino junto ao governo é a pavimentação da MT-343, que liga a região de Barra do Bugres via Porto Estrela, até Cáceres. Segundo o deputado, a rodovia terá uma importância à da MT-339, já que aproximará a região do futuro porto de Cáceres.
Sistema - Masson também defende uma mobilização estadual em prol das ferrovias. Ele observa que Mato Grosso possui três grandes projetos, a Norte-Sul, a FICO (Ferrovia de Integração do Centro-oeste) e a Ferrogrão. “A FICO, por exemplo, vai cortar o país de leste a oeste e chegará em Lucas do Rio Verde, muito perto de Tangará e região sudoeste”, destacou o tucano.
O representante tangaraense na Assembleia Legislativa lembra, ainda, que Mato Grosso precisa de uma malha ferroviária que siga em todas as direções. 

 

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