Diário da Serra
Diário da Serra

Mato Grosso precisa ampliar número de doadores de medula óssea

Redação DS 30/05/2017 Saúde

Mato Grosso existem aproximadamente 38 mil doadores cadastrados

Saúde

A importância da conscientização da doação de medula óssea foi tema da audiência pública na Assembleia Legislativa, ontem de manhã. O evento está previsto na lei estadual 9.807/12, de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini, que institui a Semana Estadual da importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea, no período de 22 a 28 de maio. A diretora geral do MT Hemocentro, Silvana Salomão representou a secretaria de Estado de Saúde no evento.
De acordo com Silvana, em Mato Grosso existem aproximadamente 38 mil doadores cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome), mas ainda são necessários outros 10 mil doadores para ampliar e diversificar o acesso ao banco de dados e garantir uma chance maior de salvar vidas.
O MT Hemocentro trabalha para descentralizar a coleta de doação, visando diversificar a genética de doadores, especialmente entre os quilombolas e indígenas. A meta é credenciar mais 17 postos de coleta de doação pelo interior do Estado.
“São unidades de saúde municipais em funcionamento e que precisam de autorização do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para poder fazer a coleta de doação de medula óssea. Precisamos ampliar a representatividade de doadores, especialmente entre os quilombolas e indígenas, e aumentar a chance de vida para os receptores que precisam da medula óssea e que estão na fila de espera”.
A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.

>> Só Notícias

Diário da Serra

Notícias da editoria